Revista de Pediatria SOPERJ

ISSN 1676-1014 | e-ISSN 2595-1769

Logo Soperj

Resultado da Busca

A busca para o autor ou coautor encontrou: 1 resultado(s)


Avaliação do baixo peso ao nascer através da declaração de nascidos vivos em Volta Redonda (RJ)

Antunes, S.C.; Oliveira, N.M.; Morais, R.C.

Revista de Pediatria SOPERJ - V.15(supl 1), Nº2, p120, Março 2015

Resumo

INTRODUÇÃO: O peso ao nascer é considerado um dos mais importantes determinantes das chances de sobrevivência e da qualidade de vida das crianças. A incidência de recém-nascidos com baixo peso (RNBP) está diretamente relacionada à saúde da população em que eles nascem (nutrição, saneamento, habitação, hábitos higiênicos e sexuais, condições de trabalho, assistência perinatal, etc.) [ANDRADE, 2008].
OBJETIVO: Identificar causas para o nascimento de recém-nascidos com baixo peso de gestantes atendidas na UBSF São Geraldo no município de Volta Redonda-RJ, e propor medidas capazes de modificar esse cenário.
MATERIAL E MÉTODO: Foram analisadas 260 Declarações de Nascidos Vivos (DNV), correspondentes aos anos de
2011, 2012 e 2013 da UBSF São Geraldo, correlacionando as seguintes variáveis: 1) mães jovens com RNBP; 2) número de consultas de pré-natal e RNBP; 3) escolaridade materna e RNBP; e 4) número de consultas pré-natal e grau de escolaridade materna. Os dados coletados foram comparados e analisados por meio de tabelas do Microsoft Excel®.
RESULTADOS: Observou-se uma incidência maior de RNBP em gestantes menores de 19 anos (15,6%) e nas maiores de 40 anos (22,2%). Houve ainda, um predomínio de recém-nascidos com baixo peso ao nascer de gestantes que fizeram entre 1 e 3 consultas (42,85%). O grau de escolaridade materna não apresentou relação nítida com RNBP, sendo o maior percentual de RNBP de gestantes com 8-11 anos de estudo (14,4%). Também não foi encontrada associação entre escolaridade materna e o número de consultas de pré-natal visto que, 62,5% das gestantes com 6 ou menos consultas estudaram entre 8/11 anos.
CONCLUSÃO Concluí-se então que o número de RNBP pode reduzir significativamente através de políticas de conscientização da importância do pré-natal e medidas de prevenção à gravidez precoce, além da implantação de estratégias em saúde que garantam o pleno acesso das gestantes ao pré-natal.

 

Responsável
STEPHANI CARDOSO ANTUNES


Palavras-chave: